terça-feira, maio 16, 2006

Pizzeria Mezzogiorno


Rua Garret 19 - Lisboa1200-203 LISBOA
Tel. 213421500
Fax 213421500
Email
mailto:pizzeriamezzogiorno@hotmail.com

Dia(s) de Encerramento; Domingos, Segundas (Almoços)
Horário de Funcionamento;
Das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 00:00

21 Comments:

Blogger João Barbosa said...

O que vale é o espaço, tudo o resto é de evitar.
O menos mau ainda é o serviço, que, por acaso, nem é bom. Aliás, é muito demorado. A comida, que nem vale a pena, não merecia e os clientes também não.
A carta de vinhos é curta, inflacionada e os ditos são todos de gama baixa ou de gama média/baixa.
Para entrada-couvert trazem uma espécie de pizza que faz corar de vergonha um bacalhau. Um horror salgado.
As pizzas são feitas em forno de lenha e aí reside o curtíssimo interesse do sítio, o que, convenha-se, é pouco. Os produtos são industriais e incaracterísticos.
Este sítio é um lugar a mais em Lisboa. Devia fechar!

8:35 da tarde GMT+2  
Blogger P.Rosendo said...

Sinceramente, acho que nem devia ter feito este post. O restaurante nem mencionado merece ser. Mas depois de ler algumas criticas a aconselhá-lo na net, tive de o fazer.

Infelizmente fui num grupo enorme, o que de si é logo mau para um restaurante, mas é assim que se separa o trigo do joio.
Gostei, da empregada italiana, uma simpatia e do espaço interior, bem decorado.
Detestei tudo o resto. As entradas, enfim... as pizzas pareceram-me daquelas compradas no Lidl e feita em forno de lenha. Vá lá era em forno de lenha.
A Carta de vinhos era uma vergonha.
Por favor, quem anda a aconselhar e a dizer que isto até é um sitio para comer bem, vão aprender a comer primeiro.
Na minha opinião deviam fechar e fazer daquilo um bar. Os vizinhos é que podem não gostar

8:51 da tarde GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

É pá, aquilo estava uma maravilha... era amigos e gajedo do melhor.
Infelizmente para comer comida não serve.

8:52 da tarde GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

Vê-se que percebes muito de cozinha italiana! Por acaso é só a melhor pizza de Lisboa, a do Mezzogiorno. Naturalmente para quem está habituado a comer pizza industrial as pizas do Mezzogiorno são coisa inapreciável. A boca habitua-se e depois é o diabo. Por mim conto ir lá muitas vezes. Tem sabor de Nápoles.

11:23 da tarde GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

Há aqui comentários sobre a Pizzeria Mezzogiorno que cheiram a um ódio mal disfarçado. Não sou propriamente um gastrónomo, mas dizer tamanhos disparates sobre uma casa que tem uma óptima piza e boas massas... Cheira-me a esturro.

11:27 da tarde GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

sou un italiano que vive a Lisboa e conece bem as pizzerias desta cidade. Vos digo que a Mezzogiorno é a melhor de todas. Claro, é uma opinião, mas de um italiano a que também gosta a cozinha portoguesa.
Desculpem meu português.

2:29 da manhã GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

A mozzarella que usam na pizza e a mais cara e de melhor qualidade que se consegue em Lisboa para uso em pizzas.

De longe a melhor pizza de lisboa, e a unica pizza napoletana autentica.

6:35 da tarde GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

sinceramente acho que o bacalhão esta na tua cabeça, isso de envergonhar o bacalhão não se intende , provavelmente estão mal habituados desfortunadamente dao-se perolas aos porcos em neste caso como sempre os porcos fugirom e não tivemos tempo de fechar a porta. bom sempre podem continuar a encomendar pizza hut com ananas. boa sortee

1:01 da manhã GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

O sitio é dos melhores restaurantes de Lisboa de comida nao portuguesa. Mozarella trazida de aviao da Itália, produtos escolhidos do mercado do dia, vinho da regiao, forno de lenha trazido da Itália, espaço disenhado por arquitectos de Lisboa, música ambientada, pessoal professional, dois italianos com experiência de varios anos... nao é um lugar para comer bacalhau, nem sardinhas. Alguns dos comentários ja lidos aqui cheiram a analfabetizaçao gastronómica, é pena. Eu recomendo também para estes come-palhas a pizza hawai do Pizza-Hut, o as batatinhas do MCDonalds, autenticas.
Com os melhores cumprimentos
Jesus Caballero (sim, sou espanhol, ou pensaram outra coisa?) Desculpem os erros ortográficos do teclado castelhano

9:34 da tarde GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei tb muito surpreendido sobre este comentários pois Mezzogiorno é a única pizzaria que tem direito a este nome em Lisboa. Sou italiano, vivo em Lisboa há 7 anos e se fechar os olhos, parece que estou a comer uma pizza italiana.
Ainda bem para mim que existe este local e certamente tb para muitos portugueses que percebem alguma coisa de comida...

4:03 da tarde GMT+2  
Blogger Unknown said...

Sou Italiana, do Sul Itália, e posso dizer que as pizzas no Mezzogiono nada podem invejar as pizzas que se comem em Itália. Até porque acho que ele importam praticamente tudo da Itália. Eu já provei varios pratos: pizzas, as entradas com mozzarella di bufala (passei os meus verões a comer mozzarella di bufala acabadinha de fazer), as subremesas (mesmo que a minha pastiera ainda é um bocado superior, receita da avó), tudo é a um nível muito alto. Portanto quem não gosta da comida do Mezzogiorno já fica a saber que não gosta de comida Italiana.

2:00 da tarde GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

Estou a 10 anos em Lisboa e sou italiano, de Roma. O dia mais feliz da minha vida aqui foi quando descobri a pizzeria Mezzogiorno. Pela primeira vez teve a possibilidade e o enorme prazer de comer uma pizza italiana fora de Italia. E não estou a falar só de Lisboa ou de Portugal. Raramente, muito raramente pode-se comer uma verdadeira pizza (ou massa) italiana fora das fronteiras do nosso lindo e maravilhoso pais. No Mezzogiorno pode-se e é o único lugar em Lisboa aonde isso é possível. Quem escreveu os comentários negativos provavelmente está doente ou cheio de inveja, ou simplesmente nunca provou na vida comida italiana. A final quem escreve que já comeu pizza do Lidl não é que seja de grande confiança, não é? E o bacalhau de aqui bem pode-se corar de vergonha já que na Italia come-se melhor bacalhau ainda por cima melhor cozinhado, com classe e sabor, ao contrario do desastre de pratos que em Lisboa servem-se. E queremos falar do feito que o vosso prato nacional vem da Noruega? Só tenho pena, muita pena de voces. Sempre serão os tuginhas coitadinhos, é genetico. Menos mal que os africanos de aqui melhoram a media.

6:26 da tarde GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

Dá para perceber que os bloggers deste "blog" nada percebem de comida italiana e provavelmente em geral de gastronomia. Imaginem, foram ao único restaurante italiano digno deste nome em toda Lisboa e não gostaram! A pizzeria Mezzogiorno é a única aonde um italiano seria capaz de comer. Os outros que em Lisboa estão nem são italianos e nem vale a pena ai arriscar o estomago. Ainda assim uma simples pizzeria tem mais escolha na ementa que qualquer restaurante tuga da cidade. O tipico "restaurante" portugues tem uma ementa duma página com carne e peixe, e se tens sorte sopa. Queremos falar da tipica entrada portugues? Caixinhas de manteiga Mimosa com alho e sem, de queijo para barrar, paté de sardinhas e pão. Wow! Alta cozinha! O problema é que num pais aonde a pasta chama-se justamente massa (sendo uma papa mole), e a pizza mais comida é a americana (Pizza Hut nem se atreviu a abrir em Italia) ou pior, Telepizza, é realmente muito dificil encontrar alguem que tenha o paladar suficientemente desenvolvido para apreciar os prazeres duma gastronomia superior como aquela italiana, provavelmente a melhor do planeta.
ITALIANO

7:04 da tarde GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

Os comentários negativos fazem lembrar algo bastante engraçado. Alguns dias atrás nos telejornais falava-se das vantagens da dieta mediterranica e de como Portugal, juntamente com França, Italia, Espanha e Grécia apoiava um documento a favor da tal dieta no espaço da União Europeia. Seguia reportagem em que se falava da gastronomia portuguesa como parte da dieta mediterranica. Ainda estou a rir desde aquele dia. A menos que algo mudou nos ultimos dias e não foi avisado não me resulta que haja alguma parte de Portugal aonde possa-se dar um bom mergulho na quente agua do Mar Mediterraneo. Nem me resulta que alguma vez a comida portuguesa possa-se considerar Mediterranica! Por favor, não sejam ridiculos! Mediterranica è o que justamente a comida portuguesa não è! A não ser que o bitoque, a francesinha ou as batatas fritas sejam tipicamente mediterranicas. Trata-se de pratos universais que não podem-se relacionar a nenhum pais em particular. Seria como dizer que o ovo cozido è tipicamente russo ou chines. Nem uma coisa nem a outra. A comida portuguesa fica muito mais perto da inglesa que da mediterranica. A falta de leveza, a falta de sabores bem mixturados, a tipica grosseiria em cozinhar do portugues que apenas sabe botar a arder o peixe ou o bife na grelha no dia dos Santos Populares, fica bem longe da arte de cozinhar tipica dos paises mediterranicos. O que safa esta triste gastronomia lusa são as influencias dos sabores das ex colonias. Querem comparar um delicioso caril de galinha com um desgostoso bacalhau com natas?
Vê-se logo que o segundo foi cozinhado pelas mãos dum primitivo.

Outro italiano

7:29 da tarde GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

Fui a este restaurante com um grupo de amigos e se até gostei relativamente da minha pizza, (fiquei com fome) achei que a massa que a minha namorada tinha pedido estava excelente.

No entanto, o interesse que esta página me desperta é justamente a falta de sentido de alguns dos comentários e o seu extremismo. Cada qual tem a sua opinião, mas opiniões extremas como a de João Barbosa levam, e neste caso levaram, a respostas extremas que fazem corar bacalhaus e pizzas mas também os meus amigos portugueses e italianos.

Nunca fui a Itália mas sou amigo de alguns Italianos que estão, ou estiveram em Portugal e de outros que conheci fora de Portugal. Não sou especialista de comida, muito menos italiana mas gosto de bons pratos de qualquer nacionalidade e, pelo que provei até hoje, acho que a comida mediterrânea , no qual se inclui a italiana e também a portuguesa, é muito boa. Talvez a melhor já que é aquela à qual estou mais habituado.

Muito temos de agradecer aos italinos e à sua cultura que se espalhou pela Europa e não só.

Respeito muito essa cultura e entristece-me que um alegado italiano demonstre uma falta de cultura tal, que lhe permita dizer que Portugal não é Mediterrânico porque não está banhado pelo Mar do Mediterrâneo. É inquestionável que esse mar não banha a nossa costa, no entanto tanto em termos culturais como em termos geográficos, naturais e climáticos, Portugal é universalmente entendido como um país mediterrânico. É, em caso de dúvida, pelo menos mais mediterrânico, do que países como a Algéria, cuja costa é toda confrontada com o Mar Mediterrâneo.

Parece-me também muito estranho que se reduza a comida portuguesa a bitoques, francesinhas e batatas fritas e as respectivas entradas a pacotes de manteiga mimosa e patês de sardinha. Com a quantidade de restaurantes de comida portuguesa de qualidade que, obviamente, há em Portugal, é uma pena que so se consiga descobrir os dos bitoques e francesinhas. É muito azar!

Aliás é verdade que há muitos restaurantes que servem apenas desta comida mas pelo preço a que servem só conseguem ter a concorrência da mais-que-famosa-fast-food.

Duvido que os restaurantes que servem este tipo de comida estejam na média de preço praticada pelo Mezzogiorno.

Não é que este seja caro mas maus bitoques e patês de sardinha são, obviamente uma escolha mais barata e de pior qualidade do que a comida do Mezzogiorno. Logo, são também comidas que não se deviam por em comparação com a deste, nem que seja pelo risco de baixar a reputação desta "pizzeria".

Compare-se boa comida portuguesa com boa comida italiana e a dificuldade de escolha é muito grande. Eu não sei decidir facilmente, a não ser que caia na tentação de dizer que o meu é melhor que o teu.

Tenho pena que uma das coisas melhores que este país tem que é o peixe fresco, tão fresco que pode ser simplesmente grelhado não colha apreciadores tão ilustres como o Sr. Anónimo. Eu gosto das coisas simples portuguesas e não só, como a massa só com azeite e alho que pelo pouco que sei é muito italiana. Salivei com as palavras simples "mozzarella di bufala acabadinha de fazer".

Gostava de deixar uma palavra de desalento. Se nos comentários iniciais se suspeitou, talvez com razão, de "um ódio mal disfarçado" ao restaurante italiano, agora parece-me evidente que esse sentimento é vivido com paixão por um ou outro (poucos ao que sei) italiano "anti-tuga". Como é que um país tão fraquinho como o nosso pode despertar uma raiva tão grande a um tão grande italiano que por cá vive?

Gosto muito que cá vivam bons italianos (como alguns dos que se leram neste blog), bons africanos, bons ingleses e bons portugueses. Infelizmente isso acarreta que também cá vivam maus portugueses, maus ingleses, maus africanos e até talvez maus italianos se é que isso é possível. Os meus amigos sei que não são destes... Aliás uma grande coincidência é que estes meus amigos do cálcio até são conhecidos do dono do "Mezzogiorno". Isto só abona a seu favor e faz com que nem sequer haja dúvidas de que é destes que se faz grupo dos bons (se é que ainda havia dúvidas).

Assim reconheço que é destas múltiplas influências positivas, mas também das negativas que se cria a riqueza cultural de um país e da sua gastronomia. Sei por isso que a nossa gastronomia é indissociável das suas raízes e influências (bendito caril), além de variada e maioritariamente boa por isso. Confesso o meu fraco interesse por bacalhau com natas, mas tenho algumas objecções a que seja primitivo ou pior, cozinhado por um primitivo.

Quem me dera que houvesse ainda algumas coisas primitivas. Podiam ter ficado muitas, mas infelizmente a que ficou mais foi a falta de educação.

Peço desculpa pela extensão da minha participação mas ainda gostava de deixar uma opinião final.

Pareceu-me relativamente unânime a opinião de que o espaço tinha qualidade. Aqui é que eu discordo, embora não totalmente. Sou arquitecto e neste tema estou mais à vontade.

O pátio do Siza é um excelente espaço, embora os 3 acessos sejam maus, promovendo a falta de relação com a vivência da cidade e os consequentes grafittis e afins.

Já o espaço interior do "Mezzogiorno" parece-me mau. A falta de contacto com o exterior, as escadas impositivas e o espaço de refeições relativamente contido, criam um ambiente abafado que ingloriamente se tentou disfarçar com o facilitismo do branco da moda a fazer de fundo a umas cores fortes para lhe dar uma falsa alegria.

Não existe nenhuma ideia forte. Tudo muito moderno mas muito visto e gasto à nascença. Muito feito à pressa em gesso cartonado chapa cinco também conhecido por "pladur".

A relação com a bancada da cozinha é o facto mais interessante, embora também já visto.

Fica registada a preocupação em usar sistemas de atenuação acústica nas paredes. O que é pena é que sejam os mais básicos furinhos do costume. No entanto,o que seria se não estivessem lá...

Ainda assim com a fraca qualidade da generalidade dos espaços que existem em LX este está acima da média.

Na minha opinião a comida é que merecia melhor espaço. Mas a responsabilidade aqui não é dos donos, que até fizeram tudo o melhor que conseguiram e investiram em arquitectos.

João Queiroz e Lima

12:45 da manhã GMT+2  
Anonymous Anónimo said...

Os fratelli Nuvolari admitem estar completamente agarrados às pizzas napoletanas do Mezzogiorno, mas tambem siguem gostando de comer tudo o que e' tuga, desde o peixe fresquinho grelhado até às gajas boas.

5:15 da tarde GMT+2  
Blogger Unknown said...

è un incanto..non solo per il luogo accogliente..ma per l'ospitalità mostrata dai proprietari e dai ragazzi che vi lavorano..un bacio claudia!

4:45 da tarde GMT+2  
Blogger Unknown said...

Acabei de chegar de um jantar neste restaurante. Tendo já alguma experiência de cozinha italiana sendo esta a minha preferida, costumo encomendar determinadas pizzas nos restaurantes novos para poder comparar a qualidade da comida e posso muito honestamente indicar que se trata de comida banal. É certo que os ingredientes são bons e que o forno de lenha seria suposto ajudar. No entanto o facto dos alimentos não serem claramente frescos, do pizzaiolo não ser especializado, do serviço ser algo amador, fazem o espaço perder muitos pontos relativamente a outros restaurantes italianos de Lisboa, que também usam forno de lenha, mas que têm como clara vantagem o facto de saberem exactamente o que fazer com os ingredientes que possuem.

Resumindo, penso que o restaurante é mediano. Adequa-se claramente a jantares de 2 a 4 pessoas dado que o forno não tem capacidade para dar vazão a grupos maiores nem existe equipamento para conservar os pratos quentes e servir as mesas integrais simultaneamente.

Para além disso o serviço é banal, não trazendo qualquer mais valia à refeição. As grandes vantagens do restaurante são o preço e a localização. Tudo o resto passa despercebido e assim continuará, a não ser que muita gente comece 'convenientemente' a falar e passar palavra, como já parece ter começado a acontecer neste blog.

A carta de vinhos é igualmente mediana e um pouco inflaccionada, comparando-a com a carta dos restaurantes medianos a que se equipara o Mezzogiorno.

Os pormenores que falharam no nosso jantar foram a demora no serviço, as fracas entradas, falta de temperos adicionais especializados, impossibilidade de trocar ingredientes sem acrescer o preço das pizzas, sendo uma mesa de 6, duas pessoas foram servidas 20 minutos depois dos restantes com o restaurante completamente desocupado.

2:43 da manhã GMT+2  
Blogger Unknown said...

Depois de ler os vários comentários, decididamente fiquei sem vontade de visitar o Mezzogiorno. Desculpem-me os proprietários, mas com tanto anti-tugas italianos cabeças de idiotas a ofenderem, quando deveriam expor ideias e opiniões, fiquei mesmo sem vontade de visitar. Fiquei tambem com uma vontade de desprezo em relação aos italianos.

3:01 da tarde GMT+2  
Blogger Paula said...

Péssima experiencia.
O espaço muito fashion,mas o serviço estraga tudo o que tem de bom.
Jantar de 4 pessoas e 2 crianças.
trouxeram 3 pedidos e disseram entao bom jantar a todos!faltou um dos pedidos e ninguem deu conta. chamámos o empregado que depois de bastante tempo pois tinha-se esquecido de fazer o pedido,nos trouxe uma pizza em vez de bisteca porcinni(carne com cogumelos porcini).tudo em comum a nao ser os cogumelos e ainda ficou indignado!
bebidas,enganaram.se novamente.
Sobremesa,perguntamos se o cheese cake era com queijo filadelfia ao que o empregado responde: Nao faço a mínima ideia! e tambem nao deu ao incomodo de ir perguntar!muito barulho numa sala quase vazia,devido ao barulho da cozinha e dos empregados a limpar talheres e a atirá-los p o recipiente com os clientes na sala.
sacos do lixo a pingar ao sair pela mesma entrada onde passa a comida,esta a ASAE vai adorar!!!
factura,so passam se o cliente tiver nº de contribuinte!
enfim,uma noite que podia ter sido agradavel e se tornou num caos!
Em pleno Chiado!
è pena!

2:48 da manhã GMT+2  
Blogger Il Democristiano said...

O facto de as pizzas serem mais caras que em Napoles num pais como Portugal è muito bem compensado no investimento nos ingredientes. Todos os ingredientes sao de primeira qualidade e a mozzarella chega 2 vezes por semana da Italia. Nada a dizer: è com certeza a melhor pizzeria de Lisboa. Eu sou napolitano e digo que è melhor que a maioria das pizzerias em Napoles. E' inferior sò as melhores (Sorbillo, Starita, etc). E sabem porqué? O know-how jà è bom e, principalmente, dado o preço de venga, eles podem esticar-se comprando ingredientes de excelente qualidade.

4:29 da tarde GMT+2  

Enviar um comentário

<< Home